Cientista de Dados: O Que Faz, Salário, O Que Estudar? Carreiras

O alto conhecimento em linguagens de programação, como Python e R é fundamental e são as mais utilizadas, mas também é necessário trabalhar com plataformas de análise estatística e com ferramentas de construção de modelos de machine learning. A especialização em ciência de dados ajuda a desenvolver as habilidades técnicas necessárias, além de promover o diálogo com profissionais referência no mercado de tecnologia da informação. ➡️ O cientista de dados faz a análise dos dados obtidos pelo engenheiro e descobre coisas a partir deles. Além disso, vale observar que o cientista trabalha mais próximo de inteligência artificial generativa, um tipo de IA capaz de criar novos conteúdos a partir de ferramentas como o ChatGPT. O último passo seria conseguir predizer comportamentos com machine learning e inteligência artificial.

Qual é a diferença entre ciência de dados e machine learning?

A carreira de Cientista de Dados exige dedicação aos estudos, aquisição de habilidades em técnicas diversas e domínio de conhecimentos interdisciplinares. Essa exigência elevada contribui para a valorização e escassez de profissionais de Ciência de Dados no mercado atual. Primeiro, eles devem entender os objetivos e requisitos do projeto, bem como identificar as fontes de dados relevantes. Em seguida, eles coletam, limpam e organizam os dados, garantindo que estejam livres de erros e prontos para análise. Assim como na engenharia de dados, as empresas têm dado preferência para profissionais mais experientes, revela Gustavo. “Para iniciantes, que é o meu caso, é um pouco mais complicado de encontrar vagas”.

Visão de negócios

cientista de dados

Note que a pessoa que faz análise de dado tem média salarial menor em relação ao cientista e ao engenheiro. Segundo o profissional Raphael Pavan, isso acontece porque esse cargo é um pouco mais antigo, ao contrário do cientista e do engenheiro, que são novos (entenda mais abaixo). Elabore seu currículo, revise seu LinkedIn e faça testes vocacionais para tomar melhores decisões de carreira e arrasar em processos seletivos. Os cientistas de dados precisam limpar e preparar os dados para torná-los consistentes. A implementação e a operacionalização do modelo são uma das etapas mais importantes do ciclo de vida de machine learning, mas costuma ser desconsiderada.

Cursos de Direito

  • Seguindo essas etapas e mantendo-se dedicado ao aprendizado e ao aprimoramento contínuo, você estará no caminho certo para se tornar um cientista de dados no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.
  • Existem várias opções nesse campo, como as famosas árvores de decisão, o naive-bayes, o SVM e as redes neurais.
  • Os dados podem ser pré-existentes, recém-adquiridos ou um repositório de dados que pode ser baixado da Internet.
  • É por isso que pode levar semanas, ou mesmo meses, para implementar os modelos em aplicativos úteis.

Atualmente, Gabrielle recebe cerca de R$ 11 mil com carteira assinada (CLT) e reconhece que o salário nesse setor é realmente alto. No entanto, ela faz alguns alertas necessários para quem pensa em investir nessa profissão. Um ano depois, ela começou a estagiar no Google, em São Paulo, onde atuava analisando dados dentro do setor de marketing, entre outras tarefas relacionadas. https://piauinoticias.com/educa%C3%A7%C3%A3o/114012-trazendo-o-futuro-para-o-presente-explorando-a-ci%C3%AAncia-de-dados-e-machine-learning.html A jovem é formada em engenharia de produção pela Universidade de Brasília (UnB), teve seu primeiro contato com dados em 2018, quando era estagiária da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). É possível encontrar oportunidades em empresas de varejo, alimentos, bebidas, comunicação, saúde, no setor do agronegócio, dentre outros.

Nesse sentido, o tratamento dos dados deve respeitar essa questão e estar alinhado a esses princípios morais e éticos. Inclusive, essa parte ajuda na criação de hipóteses que podem ser confirmadas ou negadas posteriormente. É uma forma de estudar as Trazendo o futuro para o presente: explorando a ciência de dados e machine learning bases com a ajuda de elementos visuais como os gráficos e outros métodos de visualização de dados. Como opções que você deve conhecer, citamos o Anaconda e as ferramentas de notebook, que preparam toda a estrutura para o desenvolvimento na nuvem.

cientista de dados

No entanto, o conjunto de skills de um cientista de dados é tipicamente mais amplo do que o de um analista de dados médio. Comparativamente, cientistas de dados usam linguagens de programação comuns, como R e Python, para conduzir mais inferências estatísticas e visualização de dados. A ciência de dados pode revelar falhas e problemas que, de outra forma, passariam despercebidos. Mais insights sobre decisões de compra, feedback de clientes e processos de negócios podem impulsionar a inovação em operações internas e soluções externas.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *